Band of Brothers

10 set

Band of BrothersDepois de filmar O Resgate do Soldado Ryan (1998), Tom Hanks e Steven Spielberg decidiram trabalhar juntos novamente em Band of Brothers, minissérie de 10 capítulos inspirada no livro homônimo de Stephen E. Ambrose e em entrevistas com veteranos. O resultado foi uma superprodução de US$ 120 milhões, lançada em 2001 pela HBO – a mais cara já feita para a televisão, sendo batida apenas em 2010, por The Pacific (tópico do próximo post).

A história de Band of Brothers acompanha a trajetória da Easy Company (506º, Regimento da 101ª Divisão de paraquedistas do exército norte-americano) desde o primeiro dia de treinamento até o final da guerra, passando pelos principais acontecimentos do cenário europeu. A Companhia participou da invasão dos exércitos americano e inglês na Normandia, no dia 6 de Junho de 1944, o famoso Dia D, além da Operação Market Garden e da Batalha do Bulge.

Easy CompanyA narrativa, muito bem elaborada, procura humanizar os soldados, retratando-os como homens comuns e mostrando suas preferências, seus temores e como eles se relacionavam uns com os outros. Todos os personagens são reais e cada um dos roteiros foi submetido a apreciação de veteranos sobreviventes da Companhia. No início de cada episódio, tem depoimentos deles e cenas reais filmadas na época, o que confere ainda mais veracidade à série.

Para reproduzir com maior fidelidade os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, foram necessários mais de 10 mil atores extras, cerca de 700 armas autênticas, 400 armas de borracha e cerca de 14 mil caixas de munição em cada dia de filmagem. Além disso, tanques da Segunda Guerra foram restaurados, um avião C-47 autêntico foi usado e a vila que serviu como cenário para 11 cidades européias tinha o tamanho de nove campos de futebol americano.

A minissérie é fantástica, mas muito triste, como todos os filmes de guerra, na minha opinião. Mais uma vez é retratado que, no final das contas, os combatentes permanecem lutando na guerra, não mais pelo seu país ou por um ideal, mas pelo seu amigo ao lado. Todos acabam se tornando Irmãos de Guerra.

Veja o trailer:

2 Respostas to “Band of Brothers”

Trackbacks/Pingbacks

  1. The Pacific « Filmes de Guerra - 14/09/2010

    […] da Marinha durante as batalhas de Guadalcanal, Okinawa e Iwo Jima. Da mesma forma que fizeram em Band of Brothers, no início de cada capítulo são mostrados depoimentos de veteranos e imagens reais da época, […]

  2. O preço da guerra em “The Pacific” « Rock, Livros e Pipoca! - 14/09/2010

    […] tem posts também sobre as outras superproduções de guerra da dupla: Band of Brothers e Resgate do Soldado […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: